-
Arquitetos: Basiches Arquitetos Associados
- Área: 1746 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fran Parente
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência situa-se em um condomínio densamente arborizado em São Paulo e o principal desafio do projeto era conseguir contemplar o extenso programa solicitado pelo cliente em um terreno com muitas árvores e ao mesmo tempo evitar o corte das mesmas.
O terreno apresenta um aclive em sua parte posterior. Vislumbramos o volume superior apoiado sobre o embasamento térreo em uma das extremidades, enquanto a outra, na área mais alta do terreno, recebe o volume através de pilotis.
Espacialmente, a casa organiza-se em volta do estar, que é o ponto de intersecção de dois eixos principais de circulação. Em volta do estar temos três caixas brancas (lazer , gourmet e cozinha ) que são conectados por uma cobertura em concreto aparente que proporciona uma unidade visual para a residência.
Outro eixo visual importante é o determinado pelo deck da piscina , que se estende pelo terraço gourmet terminando em uma escadaria que vence o desnível do terreno. Demos um tratamento especial para a cozinha que, segundo o cliente, é a área mais utilizada pela família. Ela situa-se ao lado de um talude e em conjunto com o projetista de paisagismo criamos uma cascata e espelho d'água que proporcionam uma vista deslumbrante aos usuários da cozinha.
Para melhorar a iluminação natural no local, criamos uma abertura no volume superior, onde está situada a suíte principal. Esta suíte também é totalmente visualmente integrada com o jardim externo através do uso de fechamentos em vidro do piso ao teto. Procuramos tornar os percursos dinâmicos, determinando eixos visuais que emolduram a paisagem.